O Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor Petróleo e Gás é uma iniciativa da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.
Dentre as competências definidas pela Lei n° 9.478, a Lei do Petróleo, de 06 de agosto de 1997, coube à ANP a indução e a capacitação de recursos humanos qualificados para a pesquisa e desenvolvimento do setor.
Em 1999 foi criado então o PRH ANP, destinado a apoiar a formação de graduandos, mestrandos e doutorandos por meio de bolsas e taxa de bancada para cursos com ênfase nos diversos segmentos da cadeia produtiva na indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.
O objetivo primordial do Programa é a qualificação de profissionais que irão responder pela demanda das empresas e pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
O primeiro edital deu-se em 1999 e desde então o IMPA participa do Programa, como PRH 32.
As linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Dinâmica dos Fluidos encaixam-se no objetivo do Programa de buscar o desenvolvimento de novas tecnologias de Pesquisa e Exploração de Petróleo e Gás, com ênfase na eficiência e segurança.