Visão Geral

O IX Workshop em Equações Diferenciais Parciais foi realizado no IMPA, no período de 18 a 22 de julho de 2005. Dele participaram 105 pessoas inscritas (64 dos participantes eram doutores) vindas de universidades e de institutos de pesquisa estrangeiros e brasileiros.

Neste Workshop foi dada ênfase especial às aplicações em escoamento em reservatórios petrolíferos, escoamento na atmosfera e oceano, métodos inversos e métodos sísmicos. Os tópicos abordados foram: a) existência, estabilidade e comportamento assintótico, integrabilidade e simetrias em EDP's de evolução; b) métodos de solução via análise numérica e assintótica, assim como o estudo de aspectos teóricos por meio de computação científica; c) leis não lineares de conservação, com aplicações em dinâmica dos fluidos e escoamento de fluidos em meios porosos; d) métodos modernos para discretização de equações diferenciais parciais, decomposição de domínios e métodos iterativos, álgebra linear numérica e algoritmos paralelos; e) análise matemática e modelagem em dinâmica dos fluidos geofísica e em imageamento sísmico.

Foram proferidas 5 palestras plenárias, 20 palestras de 50 minutos, 30 comunicações de 25 minutos e 22 apresentações em formato "poster" (ver Lista de Palestras e Sumários), com a participação de 30 pesquisadores de diversos países: Alemanha, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Noruega, Polônia e Portugal.

Uma nova categoria de "posters" foi inaugurada nesta edição do Workshop: das 22 apresentações, 4 foram do tipo "junior" (alunos de graduação) visando estimular jovens alunos a seguir pós-graduação na área.

Muitos visitantes, incluindo os estrangeiros, estenderam sua visita ao IMPA, participando também do Colóquio Brasileiro de Matemática.
O evento recebeu apoio financeiro das agências financiadoras CNPq, CAPES, FINEP e FAPERJ.

 

 

In English/Inglês

HOME FLUID  |  IX WORKSHOP